21 441 80 03 comercial@saturnonet.com
Browse The Blue Backup – Blue Mouse

Dia Mundial do Backup

Já pensou no que faria se perdesse todos os dados contidos no seu computador??
Sabia que um simples pico de corrente eléctrica pode afectar o disco do seu computador tornando impossível a recuperação dos dados?
Com que regularidade efectua cópias de segurança da sua informação?

Armazenamento da informação:

A evolução da tecnologia e a cada vez maior capacidade dos sistemas de armazenamento de dados, permitiu-nos uma grande facilidade na concentração da nossa preciosa informação. Hoje em dia, é prática comum guardarmos todos os nossos contactos pessoais ou comerciais, trabalhos, correspondência digital, fotografias, dados dos sistemas de Gestão Comercial e outros dados de extrema importância, nos nossos computadores pessoais e/ou postos de trabalho da empresa. Infelizmente, estes equipamentos estão sujeitos a avarias de hardware ou problemas de software, mesmo quando estão protegidos por anti-virus ou firewalls, e o desastre pode sempre acontecer
Para protegermos os nossos computadores do desastre, não há nada que substitua as cópias de segurança. Por muitos cuidados que tenhamos, haverá sempre um dia em que perderemos a nossa preciosa informação e nessa altura a única alternativa é recorrer às cópias de segurança. Os backups são a nossa última defesa contra a perda dos dados, que pode acontecer por coisas tão simples como erros de hardware que afectem o disco rígido, roubo do equipamento, apagar ficheiros acidentalmente, vírus destrutivos, infecções de spyware, e até mesmo desastres naturais, como inundações, terramotos ou incêndios.

Dicas para efectuar cópias de segurança da sua informação:

• Guarde todos os documentos importantes, numa única pasta para ser mais fácil gravar esses dados para qualquer outro local.
• Não deve guardar o backup no próprio equipamento que tem os dados originais.
• Faça uma cópia de segurança dessa pasta para um disco externo, ou para a cloud.
• Teste os seus backups com regularidade para ver se consegue restaurar os dados correctamente. Lembre-se que os dados que guardou podem ficar corrompidos.
• Guarde alguns backups fora de sua casa ou da empresa. São chamados backups offsite. Se forem dados de extrema importância, considere alugar uma caixa num banco para maior segurança.

Se é daqueles utilizadores que pensa que os azares só acontecem aos outros, lembre-se que estamos a falar de material que é falível! Não brinque com os bytes mais importantes da sua vida.

Existem várias ferramentas gratuitas para uso doméstico ou mais profissionais para as empresas, que podem ajudar na gestão dos seus backups. Consulte-nos! Para mais informação, click aqui.