skip to Main Content
21 441 80 03 comercial@saturnonet.com

Cuidados a ter para evitar ser afectado por vírus informáticos:

No seguimento das notícias da passada 6ª feira alertando para um ataque informático de larga escala e novo vírus a circular na internet, a Saturno.net vem desta forma trazer alguma informação adicional sobre o caso:

Este vírus de que tanto se fala, do tipo ransomware, aproveita uma vulnerabilidade já detetada e corrigida pela Microsoft em março deste ano. A correção foi disponibilizada através das atualizações automáticas do Windows, mas nem todos os computadores estão parametrizados para fazerem a instalação destas atualizações de forma automática ficando desta forma mais vulneráveis a este tipo de ataques.

Apesar da Microsoft já não dar suporte técnico e de já não haver atualizações automáticas para os sistemas operativos mais antigos, como o XP, Vista e outros, o fabricante lançou um update específico para esta situação.

O vírus WannaCry actua encriptando os dados contidos no disco rígido do computador desprotegido, propagando-se na rede noutros postos e servidores, comprometendo toda a informação. É depois pedido um “resgate” ao utilizador afectado para fazer um pagamento de forma a poder voltar a ter acesso aos seus dados.

Independentemente deste vírus específico, a Saturno.net relembra a todos os seus clientes que a prevenção é a melhor solução! Sendo assim, sugerimos os seguintes cuidados a ter por parte de todos os utilizadores:

  • Tenha especial atenção aos emails recebidos: Se receber um email de origem desconhecida, não abra o email e muito menos os seus anexos. Deverá também rejeitar qualquer email que embora de origem conhecida, tenha um conteúdo suspeito.
  • Manter os sistemas operativos atualizados. Aconselhamos a não desativar a opção das atualizações automáticas. Desta forma, sempre que houver novas atualizações, o sistema irá instalá-las automaticamente, minimizando possíveis vulnerabilidades de segurança que vão sendo corrigidas com este tipo de atualizações.
  • Os postos e servidores deverão estar protegidos com anti-vírus e, à semelhança do que aconselhamos nos sistemas operativos, deverão ter ativa a opção de atualizações automáticas.
  • Fazer cópias de segurança regularmente. Essas cópias deverão ser feitas para discos externos, outros equipamentos ou para a cloud. Deve também haver o cuidado de se testar a reposição das mesmas.

Caso pretenda mais informação acerca das nossas soluções de segurança, não hesite em contactar-nos através do email comercial@saturnonet.com ou do telefone: 214418003 | Opção 3

Não se esqueça que a prevenção é sempre a melhor solução!

Back To Top