21 441 80 03 comercial@saturnonet.com
W10 620x320

Windows 10: Devo ou não atualizar o sistema operativo?

O lançamento oficial do Windows 10 ocorreu no passado dia 29 de julho, no entanto, muitos utilizadores continuam com dúvidas se devem ou não actualizar para o novo sistema operativo.

Antes de se aventurar na instalação é preciso tomar alguns cuidados e verificar algumas informações:

1) Verifique se o hardware aguenta o novo sistema

Se pretende instalar o Windows 10, a primeira coisa a fazer é verificar se seu equipamento tem os requisitos mínimos recomendados pela Microsoft:

Processador: de 1 GHz ou mais rápido ou SoC;

RAM: 1 gigabyte (GB) para a versão de 32 bits ou 2 GB para a de 64 bits;

Espaço em disco: 16 GB para a versão de 32 bits e 20 GB para a de 64 bits;

Placa gráfica: DirectX 9 ou posterior com driver WDDM 1.0;

Ecrã: 1024 x 600 pixels de resolução.

Os requisitos mínimos não são muito exigente. Na verdade, tirando a parte de armazenamento, são quase idênticos aos do Windows 7.

2) Verifique se o software atual suporta a atualização

Se o seu hardware suporta o novo sistema operativo e vai apenas instalar o pacote no seu computador, tudo se resume a simplesmente executar o instalador e está feito!. Porém, se vai atualizar o sistema atual, também é preciso verificar a compatibilidade dos programas já instalados.

Segundo a Microsoft, para poder atualizar para o Windows 10, o computador precisa ter no mínimo o Windows 7 SP1 ou o Windows 8.1 Update (quem está no Windows 8, precisa atualizar para o 8.1). Portanto, se seu PC ainda não estiver com uma dessas versões, deverá primeiramente atualizar antes de fazer o upgrade para o Windows 10..

3) Use a app de verificação da Microsoft

Após a atualização, as apps sofrerão alterações ou serão completamente removidas. Isso pode acontecer, por exemplo, com software de outros fabricantes, como programas de backup que possam ter vindo junto com o Windows original que não estão adaptados para o novo Windows 10.

Para não ter problemas de compatibilidade com seus atuais aplicativos, poderá usar a app “Obter o Windows 10″ (Get Windows 10) e verificar a compatibilidade de alguns deles antes da atualização.

4) Desinstale, desative ou prepare os programas de segurança

O software de segurança, como firewalls, antivírus e qualquer outro que use para monitorizar seu PC, poderá não reagir muito bem a esta atualização, podendo parar o download da atualização ou causar problemas maiores.

A solução passa por desinstalar todo o software de segurança, atualizar o sistema operativo, iniciar pelo novo Windows e reinstalar o software de segurança. Embora pareça trabalhoso e desnecessário, esta é realmente a maneira mais fácil para garantir que a atualização seja feita sem grandes problemas.

5) Faça backup dos dados

Como qualquer atualização, sempre há uma hipótese de algo correr mal e seguramente que não quer correr o risco de ficar com dados corrompidos ou eliminados. Por isso, antes de começar a atualizar, guarde todos os seus dados fazendo um backup completo (para um disco externo, nuvem, pendrive ou outra opção).

6) Desligue os periféricos

Como sempre, é melhor prevenir do que remediar. Durante a atualização, desligue todos os seus periféricos, como discos rígidos externos e outros, é prudente desligá-los antes de prosseguir. Ajudará a garantir uma atualização mais suave. Depois de instalar o Windows 10, basta ligá-los um de cada vez e ver se precisam ser atualizados ou reformatados.

7) Ligue o PC a uma boa fonte de energia

Cuidado com as quebras de energia! Para não correr riscos, o ideal é que durante a atualização seu computador esteja protegido por uma UPS. Se isso não for possível, assegure-se que irá executar o procedimento num horário que seja pouco provável haver alguma falta de energia, da internet ir a baixo e ficar offline ou da bateria do portátil acabar.

8) Saiba mais sobre os novos recursos

O Windows 10 traz muitos novos recursos e tecnologias. Por exemplo, a Assistente de Voz Cortana, o novo browser Microsoft Edge, entre outros. Resumindo, tem muito para explorar. Por isso, enquanto o sistema faz o download da atualização, aproveite o tempo para conhecer melhor estas tecnologias.

Todos os itens acima são o mínimo necessário para fazer uma atualização tranquila. Para mais informações, consulte o site oficial da Microsoft ou venha visitar-nos na R. Dr. António Patrício Gouveia, Loja 12 E | 214418003 | reparações@saturnonet.com.